- Área: 1811 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Alberto Ricci, Yuri Mazará
-
Fabricantes: Arabesco, Eleve, Natbioma, Portas Carneiro, Schalch Design, Vidro Sistemas, Zanchet
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto nos foi encomendado devido à dificuldade de locação dos andares. Apresentava-se desatualizado arquitetonicamente e com baixo valor de aluguel.
Propomos então uma atualização completa do pavimento térreo que começa nas fachadas, onde antes havia uma marquise alta que protegia as agências bancárias no primeiro nível e uma tímida entrada para o térreo semienterrado descendo-se uma escada.
Elaboramos uma proposta para ampliar o hall de entrada através da demolição da laje abaixo da marquise, no nível das agências, ampliando e valorizando a área de acesso ao hall semienterrado do edifício, que passou a contar com um pé-direito duplo.
O espaço com pé-direito duplo abaixo da marquise necessitaria de um fechamento vertical para a configuração do espaço como um ambiente. A partir dessa ideia criamos uma caixa apoiada na marquise que levita sobre o pavimento térreo. Esse elemento arquitetônico dialoga com a torre, respeitando a sua identidade arquitetônica "miesiana", projeto do célebre arquiteto Telésforo Cristofani. Além disso, o elemento "caixa" confere ao edifício uma forte presença no contexto urbano da avenida ao mesmo tempo em que emoldura uma série de espécies arbóreas plantadas em seu interior (melhor vistas à noite com iluminação interna).
Todo o pavimento térreo foi reconfigurado, desde o espaço de acesso com pé-direito duplo, até as áreas com balcão de recepção, hall de elevadores, café, salão multiuso, auditório e jardim no fundo do terreno.
No espaço de recepção, que apresentava baixa altura entre piso e forro, optamos pela retirada do forro deixando exposta a estrutura em grelha da laje. Todo o layout do ambiente foi reconfigurado, contando com novos revestimentos, iluminação, etc.
Criamos no auditório ao fundo do terreno, um grande espaço flexível para diversos usos, desde reuniões, eventos ou até mesmo para ser utilizado como escritório. Conectamos esse ambiente a um jardim que existia contíguo à torre, criando uma praça que amplia o espaço multiuso.